terça-feira, 15 de novembro de 2011

Por que o GALO?

Não sei se os caros leitores já se pegaram pensando em um Galo quando se fala em Portugal....
É isso mesmo, um GALO!
E por que esse lindo animal é o símbolo do país, grafado nos postais e lembrancinhas e até no azeite de oliva que você compra pra sua casa???
Eis então a revelação do mistério:



Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.



Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.“



O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.



Barcelos, Portugal; Maio 2009

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Anux da Litíxia

Estava passando da hora de atualizar, né?
Há tempos que queria falar sobre um dia especial que passei aqui, mas nunca sobrou tempo para escrever.
Então, dia 20 de outubro, meu aniversário, houveram muitos acontecimentos...
Como se diz aqui, eu estava comemorando "meu anos", isso mesmo, soa engraçado né? Imaginem com o sotaque daqui. Rsrs
Meu dia começou com vários bilhetinhos espalhados pela casa, redigidos pela minha queridaaaaaaa amiga Gabi, e estavam por toda a parte, acreditem, TODAAA parte!!! rs
Na hora do almoço fizemos um piquenique na faculdade com a Marília
e a Camila. 
Depois que saímos da aula fomos buscar no metrô, nosso amigo, Paulo (  Rei da balada infinita), que mora em Bragança, que veio de surpresa pra cá. kkkk
A noite começamos a jogar um poker, por que o combinado seria só ir para balada mais tarde. Durante o jogo a Gabi me manda tomar banho, não sei por que aquela hora né. Será que eu estava cheirando tão mal assim?!?!? ai todos começaram a insistir, então,  fui!  Quando saio do quarto, imaginem só: A casa toda arrumada com balões, docinhos, bolo (com a minha face!) e todos meus queridos amigos a minha espera. Geente, foi lindo.. emocionei!! 
Jogando Poker
Bolo e docinhos
Quero agradecer : Isabella, David, André, Marília, Gabi, Camila, Max e Paulo. Adorei a surpresa.A festa  teve direito até a coxinhas e mini kibes, que fique claro que foram suuuuper difíceis de achar, pois aqui eles não tem o costume de comer...
Outra surpresa aconteceu ao mesmo tempo, quando ligo o skype para mostrar minha festinha para minha família no Brasil, eles me surpreendem com outra festinha!
Reuniram algumas pessoas muitos especiais para mim, fizeram até bolo com velinha e tudo mais. 
Mas, o mais engraçado veio depois, fomos todos
andando para uma "discoteca" aqui perto de casa, e nos encontramos com nossas amigas brasileiras Miki e Carol e nosso amigo italiano favorito, Lorenzo.
Chegando lá descobrimos que a festa era OPEN BAR, pensa na felicidade geral da galera! 
Então, tenho que finalizar o post por aqui, pois depois do momento que entramos nessa "balada infinita" não há muitas recordações concretas. O que nos restam são as fotos, e coisinhas que prefiro não comentar! Rsrs
Organização. Rs
A caminho da balada
Suuuupresaaaaaaaaaaa
Assistindo a surpresa do Brasil
Primeiro pedaço
Encontrando com Miki e Carol
Balada
Rei da balada infinita

Lorenzo
Quem são? Quem tirou a foto? ham???????


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Desbravando Portugal

Final de semana de muitas descobertas e surpresas, conhecendo lugares lindos e exóticos. Passamos por Sintra, Cascais e Barreiro. Cada cidade com lugares extraordinários e paisagens naturais que surpreendem....

Saímos Eu (Letícia) e Gabi (Ocadinha), rumo a Sintra, pegamos um trem em Rossio e nos encontramos com nosso parceiro de viagem, Lorenzo, nosso amigo italiano da faculdade.
Nossa primeira parada foi em Sintra, patrimônio mundial pela UNESCO, onde caminhamos pela cidade e acabamos  não entrando em nenhum monumento histórico, pois eram muito caros (deixamos para conheçer quando nossas mãe vierem e pagarem tudo rs.), mas valeu o passeio e a cidade é linda!









Pegamos um ônibus rumo ao Cabo da Roca, e depois de várias curvas e penhascos chegamos.Um lugar maravilhoso, o céu se confundia com o mar e não conseguíamos mais distinguir o limite entre eles. Dá vontade de ficar por ali alguns dias, só olhando para aquela paisagem. Pronto, não temos mais como explicar esse lugar, vamos deixar que as fotos falem por nós:



                                     


                                     
 




 Depois de muitas fotos inusitadas, pegamos um outro ônibus, rumo a Cascais, de lá iriamos pegar o trem de volta para casa.Não podemos deixar de falar do nosso amigo italiano ( Lorenzo) , que aprendeu um pouco mais de português aquele dia, e nós um pouco de italiano. Ensinamos para ele, trecho da musica "Ela sai de saia e bicicletinha..."!! Haha.. Ficou engraçado em italiano.


No domingo resolvemos visitar nossa amiga Isabella, que mora do outro lado do Rio Tejo, em Barreio. Chegamos lá nos deparamos com um legítimo almoço brasileiro, uma feijoada completa, que matou um pouquinho da nossa saudade da comida brasileira. Depois desse banquete, a Isabella e o David, nos levaram para conhecer mais alguns lugares perfeitos. Fomos a Serra da Arrabita, a Praia do Creiro e vimos o por-do-sol em Barreiro, finalizando mais um dia com fotos perfeitas.








sábado, 8 de outubro de 2011

Nem tudo são flores

E as coisas vão acontecendo...
E nem tudo são flores quando se deixa o confortável lar parar viver em um país diferente...

Desde que começaram as aulas notamos que nossas dificuldades aqui não se limitariam somente às ladeiras, as perdas de horário do autocarros, da falta de comida e de dinheiro... A faculdade é muito longe da nossa amada casa e, mesmo que nas primeiras vezes tenha parecido divertido, acordar as 5hrs da manhã aqui pra chegar as 8hrs da manhã lá foi perdendo a graça e dando lugar ao cansaço. Portanto iniciou-se em nossas vidas uma outra fase e uma outra face do que buscávamos quando saímos de casa: precisávamos de um apartamento que fosse num bairro mais central, que tivesse infraestrutura próxima, que nos atendesse e, principalmente, que pudéssemos pagar.
Pesquisa na internet aqui, pergunta ali, liga acolá... Começou-se a peregrinação e a loucura da procura e negociação numa moeda que vale duas vezes e meia a nossa moeda de origem. E por fim, só tínhamos duas opções: ou ficávamos juntas ainda em Odivelas, ou nos separaríamos em quartos duplos em casas diferentes. Por bem ou por mal a segunda opção foi a escolhida. No início foi muito difícil entender se realmente seria bom, mas quando encontramos os quartos certos e nos apaixonamos também pelas novas casas, algo titilintou dizendo que era certo e nada melhor que um bom café com pastel de nata pra comemorar!
 A Gabi e a Letícia acharam um quarto num bairro a cerca de 20 min da faculdade. Agora bastam pegar um autocarro e já estarão na porta do campus. É um quarto muito bonito, bem mobiliado, claro, espaçoso e continuam tendo o banheiro só delas, mas agora é um SUPER banheiro.
A Cami e a Marília ficaram num outro apartamento, leva um tempinho a mais que as meninas para chegar  na faculdade, mas é um lugarzinho pequeno, singelo e excelente. Não tem tanto luxo (rsrs), nem casa de banho particular e dividirão o AP com mais uma menina que já estava lá. Mesmo na simplicidade os novos quartos agradaram muito.



Por fim, as mudanças foram feitas e por mais que saibamos que será a melhor opção, é triste pensar que as animadas noites de jogatina


e filmes..
serão mais escassas e, sem duvida, menos divertidas, mas já que nosso grande motivo para "vir a cá" é a faculdade, façamos o que for necessário para que nosso semestre realmente valha a pena.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Rápidas dicas de sobrevivência em Portugal

Pra você que pretende vir nos visitar, ou mesmo passar uma temporada legal aqui em Lisboa, aqui vai algumas dicas de coisas que podem ser importantes no seu dia-a-dia para uma boa sobrevivência e estadia.

  • Se for pegar uma camioneta ou um autocarro, fique atento às paragens e não se espante se ele parar na rotunda; se for a uma distancia mais longa, prefira o metro e fique atento às estações e linhas para não se perder nem andar pra trás;
  • Se vais lanchar, escolha o café ou pastelaria (que nunca tem pastel) certos, mas no geral todos os cafés são bons! Nas pastelarias prefira as tostas ou sandes mistas de queijo e fiambre e, se calhar, coma um pastel de nata para arrematar;
  • Se preferir comer aquele churrasco, vá a charcutaria comprar carne ou procure a churrasqueira mais próxima;
  • Já se decidir ir a um bar e quiser uma cerveja deve escolher uma imperial ou caneca, tudo depende do tamanho da sua sede; agora, se preferir pode tomar também um sumo ou um sumol, então não se esqueça da palhinha;
  • Se ficar muito apertado corra pra casa de banho;
  • Se for estender a noite, escolha uma discoteca bem gira e aproveite para conhecer pessoas muito fixes;
  • Mas se preferir uma noite mais tranquila, vá a algum miradouro e curta uma noite ligth;
  • Se decidir ficar e quiser comprar um carro, pode escolher entre carro e carrinha, ai vai do tamanho da família;
  • Se for tirar xérox, peça uma fotocópia; 
  • Se precisar colar algo com durex, peça por uma fita cola, pois se por engano pedir um durex não se surpreenda se lhe derem um preservativo;
  • Já que está na farmácia... e tiver de comprar pensos, lembre-se de especificar qual você quer;
  • Uma dica de muitíssima importância e da qual você não pode esquecer JAMAIS é: nunca, mas nunca, em qualquer hipótese chamar uma pessoa de moço ou moça;
Vocabulário:
Camioneta/Autocarro: ônibus
Paragem: ponto de ônibus

Rotunda: rotatória
Metro: só muda a forma de falar, diz-se "métro"
Tosta Mista: misto quente
Sandes Mista: pão, presunto e queijo não assados.
Fiambre: presunto
Se Calhar: expressão usada para "se der certo" ou coisas do gênero
Charcutaria: açougue
Churrasqueira: churrascaria
Imperial: copo para cerveja, em média são de 200ml
Caneca: copo para cerveja, em média são de 500ml
Sumo: suco
Sumol: refrigerante de fruta
Palhinha: canudo
Casa de banho: banheiro
Discoteca: boate, mas se for uma pessoa direita, não pergunte por boate, porque boate é lugar de dançarinas
Gira/Giro/Fixe: bonito, lindo, legal, bom
Miradouro: mirante
Carrinha: carro sedam
Fotocópia: cópia
Pois: não tem qualquer significado
Durex: marca de preservativo
Penso: pode ser absorventes ou band aids
Moço/Moça: é a classe mais baixa da sociedade, uma ofensa

Aguarde, ainda virão mais dicas!

sábado, 1 de outubro de 2011

O "PROJAC" Lisboeta

Eu (Gabi), Marília e Letícia iniciamos um dia exaustivo de extensas gravações, arrumamos um part-time (trabalho informal) como figurantes de uma série da  TV portuguesa chamada Pai a Força... e enquanto acordávamos às 5hrs eu disse "XINCOOO" horas da manhã e escolhíamos nosso figurino cuidadosamente, a rapariga Camila estava a repousar, e só acordaria 7 ("xete") horas da manhã [inveja parte 1] para ir à aula, afinal, novamente lembrando nossos pais, viemos a CÁ estuadar... Enfim, quando saímos de casa ainda estava escuro, nos arrumamos depressa pois estava marcado para encontrarmos com a produção às 7 horas e um quarto (às 7:15) em uma churrascaria perto do metro (que se diz métro, mas é o mesmo que metrô). Mal comemos e saímos correndo, pois temos que apanhar um autocarro para chegar á estação de metro e não queríamos nos atrasar.
Com imensas olherias e depois de uma viagem de meia hora, chegamos a estação de metro... e lá... tchanann! O metro só abria as 6:30 da manhã!!! Ficamos sentadas na porta do esperando meia hora até abrir... Pegamos o metro e logo chegamos 20 minutos antes do horário marcado na tal Churrascaria onde iríamos gravar, detalhe, ainda estava escuro. Esperamos e logo nosso contato, Luis, chegou.
Após uma conversa enrrolada ele sem nos entender direito e nós sem entendermos o português chiado lisboeta dele, nos manda pegar carona com um casal de senhores. Tudo bem, entramos no carro e íamos a um lugar desconhecido, pois afinal até então estávamos achando que iriamos gravar na tal churrascaria. Após outra loooonnnggaaaa viajem que, óbvio a Marília foi dormindo o caminho inteiro, chegamos ao estúdio SP Televisão, o tal "Projac" português. Logo nos encaminharam ao nosso "camarim", para trocarmos de roupa. Começou ai uma saga pessoal de trajédias para mim... a escolha de figurinos!
Nos havia sido pedido para levarmos uma muda de roupa, pois iríamos fazer uma cena em um restaurante fino, escolhi meus dois melhores vestidos e um sapato de salto alto e assim como as meninas, os mostrei a figurinista, ela disse que meus vestidos eram "GIROS" (giro significa bonito, belo...), até aí tudo bem... Falou para a Letícia colocar um dos vestidos que ela havia levado de casa, e como a Marília havia levado apenas um macacão preto, a figurinista saiu e foi buscar um vestido para ela... Quando a tal figurinista voltou entregou para a Marília um vestido bonito, e ai começaram as surpresas... ela vira para mim e me entrega um vestidinho rosa de malha comprado na feira do bosque, (péssimooooo!) e além do mais, deixava à mostra meus, digamos..  "atributos"... vendo que eu estava incomodada com o vestido, ela disse que me daria outro, respirei alivida pois não usaria aquele trapo, minha alegria durou pouquissimo quando a amada figurinista me aparece com um vestido verde abacate com babadinhos na barra. Quando minhas queridas amigas me viram vestidas naquele sen-sa-ci-o-nalllllll vestido abacate não conseguiram segurar o riso e virei motivo de piada!!! Para combinar me entregaram um sapato amarelo de taxinhas maravilhosooo, orei pro Senhor diminuir meus pés para que eles não coubessem e deu certo, ficou muito grande e quem teve que usá-los foi a Letícia hahahaha... Mesmo assim não podia acreditar, minha estréia na televisão européia iria começar comigo vestida de abacate maduro.


Logo fui chamada para fazer a cena. Foi bem legal, fiquei apenas sentada na mesa fingindo comer e beber vinho (que era chá) e café (que era coca-cola). Torci para acabar logo para eu poder tirar AQUELE vestido, pois por onde eu andava TODOS do estúdio admiravam a minha coragem em desfilar como Miss abacate. A cada vez maisssss amada figurinista me chamou para trocar de roupa, pô, fiquei aliviada em tirar aquele modelito que seria super criticado pela minha prima fashonista Bárbara. Pensei "pior que está não fica, agora vou poder colocar uma das roupas que eu trouxe!" e Tchanaaaann ela não me aparece com um macacão quase pior que o primeiro vestido (o primeiro é insuperável!!).



Após tanta tortura e gravações, parecia uma luz no fim do túnel! o almoço seria servido! Que alegria, pois estávamos morrendo de fome, haviamos acordado as 5 horas da manhã e estávamos desde então sem comer nada! Surpresa número 2: adivinha o cardápio da refeição! Arroz de pato, moela e salada de frutos do mar! Nem eu nem as meninas comíamos aquilo, então misturamos um arroz branco com o arroz com pato (que não é tão ruim assim) e no final deu tudo certo. Enquanto isso a Camila nos envia uma mensagem falando que tinha acabado de comer um suculento churrasco [inveja 2]!
Voltamos às gravações, onde conhecemos muitas pessoas, a maioria senhores e senhoras aposentados, que na realidade formam uma máfia de figurantes rs... Rimos bastante!

Máfia de Figurantes

Estávamos super felizes que estava para acabar tudo, isso já eram 4 horas da tarde.. Quando pensávamos que estava tudo lindooo e maravilhoso eis que os portugueses se encantaram com o charme brasileiro da Marília e a escalaram para interpretar uma enfermeira!!! Eu e a Letícia fomos embora para a casa e a Marília continuou sua jornada de atriz até ás 8:00hrs da noite ( teve que ficar passando atrás dos atores principais, empurrando cadeira de rodas e ela até teve uma fala!!!! CELEBRIDADEEEE!!!) Para coroar a noite, enquanto voltávamos para a casa eu e a Letícia pegamos o ônibus errado e paramos na metade do caminho! tivemos que caminhar até o outro ponto e pegar outro ônibus, quer dizer, autocarro.
Mas no final do dia, tudo valeu a pena, nos divertimos muito, rimos muito e conhecemos pessoas muito engraçadas!!! Mas o melhor será quando recebermos nosso cachê [Inveja 3- toma aí Camilaaaa!]!!!!




Nota mental: Não deixar a Camila beber café...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pastéis de Cerveja

Continuando a falar dos momentos ociosos....por que não passar o tempo saboreando as delícias portuguesas?

Um belo dia fomos ao bairro de Belém, que nunca se faz cansar de sua beleza e também de comer os pastéis que levam seu nome. Mas nesse dia, não sei o que havia acontecido, que a fila estava tão grande que desanimamos dos pastéis de nata. Eis que logo em frente havia uma pastelaria onde se fabrica pastéis de cerveja.
Os pastéis de cerveja também são tradicionais no bairro.
Tendo o mesmo formato dos pastéis de Belém, o pastel de cerveja possui uma massa que o envolve, sendo um pouco crocante, e seu interior tem uma massa molhada deliciosa.
Não sei como é feito, pois da mesma forma a receita é mais escondida que a receita dos hambúrgueres de siri do Sr. Sirigueijo (Bob Esponja).
Vale a pena experimentar....mas ainda fico com os pastéis de nata.

Saboreando o pastel de cerveja



terça-feira, 27 de setembro de 2011

R4parigas Activia_

Entre subidas e descidas de ladeiras, corridas atrás de carris, autocarros e metros, cozinhar, lavar e passar... e  aproveitando que nossas aulas ainda não começaram , nos restam alguns momentos  ociosos, que aproveitamos sabiamente assistindo filmes...


  Jogando cartas...

Cortando os cabelos de nossa coleguinha corajosa...
...que na metade quaaaaaase se arrependeu...
Mas depois viu que ficou melhor!!! Há! Já estamos quase profissionais Rs.
E brincando de “PARA QUEM VOCÊ TIRA O CHAPÉU” Aooooii!!!....

Afinal, a vida não é apenas cortar rabo do macaco, como diria a Esgalamida Mor, estamos torrando os cartões de créditos dos nossos pais com as maravilhosas promoções e saldos, onde bolsas, botas, casacos e tudo mais não ultrapassam 10€!

Cuidado Portugal... as R4parigas estão a solta!!!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Noite Lisboeta - Parte 2 : Bairro Alto e Discoteca

Sexta-feira passada (23/09), fomos em busca de novas experiências na noite em Lisboa. Para chegar ao Bairro Alto, pegamos um 'autocarro' e duas linhas do metrô( que aqui se pronuncia métro), então imaginem a vontade que estávamos de sair de casa! Rsrs... Marcamos com nossos amigos brasileiros, Isabella e David, que moram aqui perto de Lisboa há mais de 2 anos. Como as baladas aqui começam meio tarde, saimos de casa às 23:00 horas. Andamos pelo bairro, procurando uma opção que pudéssemos sentar, conversar e beber. O que é meio difícil por aqui,  pois os bares são muito pequenos e logo ficam lotados. Assim que achamos um que nos chamasse atenção entramos. Lá pedimos uma sangria, bebida que leva vinho e frutas, a Isabella e o David, pediram uma 'caneca' ( copo de 1 litro) de cerveja para nos acompanhar, no segundo copo, nossa querida amiga já começa a nos fazer chorar de rir, com suas gargalhadas discretas e comentários maldosos!! kkkk
Letícia, Gabi, Marília e Isabella - Detalhe nos pequenos copos de sangria.

 Isabella e Letícia- Essas são as canecas. Ps: Esse copo que a Letícia segura é do David. Rsrs

A noite foi passando e nos deparamos com uma duvida cruel, como nós dependíamos do transporte para ir embora, tinhamos que cumprir um horário, o metrô parava de passar 1:00 da manhã e voltava as 6:30, então obviamente decidimos estender a noite e pegar o de 6:30..Rsrs! Como os bares em Bairro Alto fecham normalmente às 3:00 horas da manhã, tinhamos que sair para outro lugar. Assim fizemos. Seguimos o fluxo de bêbados esgalamidos que desciam as ladeiras em busca de uma balada sem fim. Até que chegamos no Terreiro do Paço, em uma rua onde ficam as 'Discotecas'( não pode falar Boate, aqui tem oouuutro significado. Rs). Lá tinhamos mais de cinco opções para escolher e muita gente nas filas. Entramos na boate por volta de 3:30 da manhã, pagamos 8 euros, com direito a 6 euros de consumação.
Conhecemos por lá, brasileiros, portugueses entre outros, que não lembramos de onde são. Lá você encontra pessoas de todos os estilos e raças diferentes.
As boates são bem menores que as brasileiras e ainda pode-se fumar dentro delas, então imagina como sai o cheiro das roupas e do cabelo. Mas esquecemos esses detalhes e curtimos muito. E ainda tivemos a oportunidade de escutar músicas brasileiras, como: " Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci..."

Isa, Litixa, Ocadinha e Sonequinha.
                                                                 Bêbados esgalamidos.
Raparigas e o "gringo".