quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pastéis de Cerveja

Continuando a falar dos momentos ociosos....por que não passar o tempo saboreando as delícias portuguesas?

Um belo dia fomos ao bairro de Belém, que nunca se faz cansar de sua beleza e também de comer os pastéis que levam seu nome. Mas nesse dia, não sei o que havia acontecido, que a fila estava tão grande que desanimamos dos pastéis de nata. Eis que logo em frente havia uma pastelaria onde se fabrica pastéis de cerveja.
Os pastéis de cerveja também são tradicionais no bairro.
Tendo o mesmo formato dos pastéis de Belém, o pastel de cerveja possui uma massa que o envolve, sendo um pouco crocante, e seu interior tem uma massa molhada deliciosa.
Não sei como é feito, pois da mesma forma a receita é mais escondida que a receita dos hambúrgueres de siri do Sr. Sirigueijo (Bob Esponja).
Vale a pena experimentar....mas ainda fico com os pastéis de nata.

Saboreando o pastel de cerveja



terça-feira, 27 de setembro de 2011

R4parigas Activia_

Entre subidas e descidas de ladeiras, corridas atrás de carris, autocarros e metros, cozinhar, lavar e passar... e  aproveitando que nossas aulas ainda não começaram , nos restam alguns momentos  ociosos, que aproveitamos sabiamente assistindo filmes...


  Jogando cartas...

Cortando os cabelos de nossa coleguinha corajosa...
...que na metade quaaaaaase se arrependeu...
Mas depois viu que ficou melhor!!! Há! Já estamos quase profissionais Rs.
E brincando de “PARA QUEM VOCÊ TIRA O CHAPÉU” Aooooii!!!....

Afinal, a vida não é apenas cortar rabo do macaco, como diria a Esgalamida Mor, estamos torrando os cartões de créditos dos nossos pais com as maravilhosas promoções e saldos, onde bolsas, botas, casacos e tudo mais não ultrapassam 10€!

Cuidado Portugal... as R4parigas estão a solta!!!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Noite Lisboeta - Parte 2 : Bairro Alto e Discoteca

Sexta-feira passada (23/09), fomos em busca de novas experiências na noite em Lisboa. Para chegar ao Bairro Alto, pegamos um 'autocarro' e duas linhas do metrô( que aqui se pronuncia métro), então imaginem a vontade que estávamos de sair de casa! Rsrs... Marcamos com nossos amigos brasileiros, Isabella e David, que moram aqui perto de Lisboa há mais de 2 anos. Como as baladas aqui começam meio tarde, saimos de casa às 23:00 horas. Andamos pelo bairro, procurando uma opção que pudéssemos sentar, conversar e beber. O que é meio difícil por aqui,  pois os bares são muito pequenos e logo ficam lotados. Assim que achamos um que nos chamasse atenção entramos. Lá pedimos uma sangria, bebida que leva vinho e frutas, a Isabella e o David, pediram uma 'caneca' ( copo de 1 litro) de cerveja para nos acompanhar, no segundo copo, nossa querida amiga já começa a nos fazer chorar de rir, com suas gargalhadas discretas e comentários maldosos!! kkkk
Letícia, Gabi, Marília e Isabella - Detalhe nos pequenos copos de sangria.

 Isabella e Letícia- Essas são as canecas. Ps: Esse copo que a Letícia segura é do David. Rsrs

A noite foi passando e nos deparamos com uma duvida cruel, como nós dependíamos do transporte para ir embora, tinhamos que cumprir um horário, o metrô parava de passar 1:00 da manhã e voltava as 6:30, então obviamente decidimos estender a noite e pegar o de 6:30..Rsrs! Como os bares em Bairro Alto fecham normalmente às 3:00 horas da manhã, tinhamos que sair para outro lugar. Assim fizemos. Seguimos o fluxo de bêbados esgalamidos que desciam as ladeiras em busca de uma balada sem fim. Até que chegamos no Terreiro do Paço, em uma rua onde ficam as 'Discotecas'( não pode falar Boate, aqui tem oouuutro significado. Rs). Lá tinhamos mais de cinco opções para escolher e muita gente nas filas. Entramos na boate por volta de 3:30 da manhã, pagamos 8 euros, com direito a 6 euros de consumação.
Conhecemos por lá, brasileiros, portugueses entre outros, que não lembramos de onde são. Lá você encontra pessoas de todos os estilos e raças diferentes.
As boates são bem menores que as brasileiras e ainda pode-se fumar dentro delas, então imagina como sai o cheiro das roupas e do cabelo. Mas esquecemos esses detalhes e curtimos muito. E ainda tivemos a oportunidade de escutar músicas brasileiras, como: " Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci..."

Isa, Litixa, Ocadinha e Sonequinha.
                                                                 Bêbados esgalamidos.
Raparigas e o "gringo".
                                               





sábado, 24 de setembro de 2011

Indo ao Supermercado

Imagine que beleza 4 Raparigas indo ao supermercado....
Aqui em Lisboa existem duas principais redes, o Continente e o Pingo Doce.
Vá sempre ao Pingo Doce, sem receber nada pela propaganda, o indicamos porque o peço é melhor e porque lá encontramos FAROFAAAAAA!!!! 
Caso decida mesmo seguir essa dica, leve as sacolas de casa...porque é um supermercado ecologicamente correto e vende as sacolas plásticas...
Se você está meio quebrado ($) e com fome...visite o Pingo Doce também! A todo momento você encontra alguém te oferecendo uma amostra dos produtos.

Dicas Pingo Doce de ser:

- Vá à seção de produtos brasileiros, lá você encontra paçoquinha, farofa, e outras coisitas mais;
- Procure requeijão e salsicha, quando encontrar nos avise porque estamos procurando também;
- Não procure presunto e sim Fiambre;
- Se você procura um caderno com linhas normais...vá à outro lugar, pois lá só vendem cadernos com folhas em papel quadriculado;
- A pizza é barata mas é gostosa, pode comprar;
- Se você não quer gastar mais um centavo, não passe perto dos pães e tortas! Perigo na certa.




                                                                                                                       #CardinalPartiu

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Qual a sua dieta?

Pra você, rapariga que veio correndo ler o post porque deseja perder aqueles 10 quilinhos adquiridos no feriado passado...eis que achei a solução!
Venha para Lisboa estudar na UTL!!
Por apenas 2.20euros você pega sua bandeja e já pode pegar um pão dormido de 5 dias, uma tigela de sopa, um iogurte, uma fruta, e o pratinho de comida...que para os goianos é a visão do paraíso (muiiito arroz), uma carninha de panela e quem sabe uma cenoura ralada.
E agora você me pergunta.....Como irei emagrecer?
Prove e verá...sabor inconfundível!

Pra terminar a dieta...falta o exercício...senão não vais ter o efeito das musas carnavalescas...desça da faculdade à orla do Rio Tejo depois suba todas as ladeiras.
Assim fica fácil!

Refeitório da UTL

                                                                          A refeição


Aguarde as próximas dicas de beleza!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia-a-dia

É simplesmente incrível, você pode muito bem acordar às 6 da manhã, olhar pela janela e ver que não tem sol. Levantar naquela lentidão, começar a se arrumar, ver que sua colega esta acordando e morrendo de preguiça que nem você. Do frio não precisamos comentar, mas a gente se arruma, fica linda e fina, toma aquele café mal tomado (bolo de chocolate) e descemos ladeira a baixo pra esperar a camioneta das 7:00 da matina, na eminência de congelar a qualquer momento (e nem saímos do verão!).
Mas não penses que o dia começou mal se ele começou na Rua da Boa Esperança n° 7 cave. ele sempre começa com boas gargalhadas, seja de desespero ou de algum comentário infame que rolou.


A gente leva mais ou menos 1hr pra chegar à faculdade, isso com a sorte de pegarmos uma camioneta e um autocarro, lotado de velhinhos a tossir, nos horários certos das paragens. Aqui, ninguém que não seja mesmo idoso, gravida ou com miúdos (criança) pequenos senta na cadeira preferencial, pois sempre há preferenciais. Pensas que ficamos tristes ou achamos ruim? Engana-se! Não há explicação para como o bom humor por aqui é uma coisa contagiante. A gente se mata, passa frio, fome, corre, anda, desce e sobe ladeira, paga caro no autocarro, pega doenças, mal cheiros, bons cheiros, pessoas bonitas e horrorosas, pega fila, fica horas na espera, não é atendido, somos mal atendidas ou muito amaveismente atendidas, e no final, tudo, absolutamente tudo, é motivo pra piada, brincadeiras e muita, mas muita risada.
Saímos as 7:04 chegamos à faculdade as 8:15 e como era dia de matrícula e são 250 alunos erasmus, 10 dias de matrícula e 25 alunos atendidos por dia, já havia fila. Eram espanhóis que, segundo eles chegaram lá "um quarto pras xete", o que seria em português brasileiro 6:45. Não sei o quanto dessa informação procede, mas conseguimos o "déximo" lugar na fila, apesar de não haver "deix" pessoas lá, mas ta valendo. Ok! Outra informação importante para que se entenda o dia-a-dia é que a Sónia, que é um amor conosco e um terror com o resto, só começa a atender aluno a partir das 10:30, em período de matrícula, atende a tarde, se não, só até 12:30 e somos 250 alunos na competência dela! \o/
Ficamos esperando até que ela chegasse já depois das 9hrs e depois um "bucadinho maix" até sermos atendidas depois do meio dia. Enquanto isso, é lógico, não há em Portugal pessoas mais espirituosas e bem dispostas, morremos de rir. São as palhaçadas de uma, as piadas da outra, as imitações, os bullings, as comparações. Quem esperava encontrar o Etevaldo na UTL?? Quem? Quem? "Jamaix" nu MUNDU existirá alguém tão parecido. São pessoas de muitas partes da Europa: eslovenios, espanhois, alemãos... e um bucado de brasileiros que eu nem sei de onde brotam.
A gente ri alto, tira sarro e fala besteira. A gente esquece que uma boa parte deles nos entende e que 70% de tudo que falamos em brasileirês pra eles é obsceno, então, na verdade, caras feias e resmungos não são nada além do normal e casual, quando se está perto de 4 raparigas em Lisboa.

Noite lisboeta - Parte 1 : Bairro Alto

Nada de sentar e tomar uma cerveja em um barzinho comum, aqui as noites acontecem em meio a rua. Isso mesmo, em pé, na rua. No Bairro Alto, que é o lugar onde as pessoas normalmente se encontram, as ruas não possuem calçadas, são bem estreitas e com muitos altos e baixos. Todas as ruas possuem muitos bares, de todos os estilos diferentes e com muitas bebidas exóticas. Os bares normalmente são bem pequenos, com poucos lugares para sentar. Então o esquema é o seguinte:  você entra, escolhe uma bebida e vai  para o lado de fora, encontrar com uma caravana de pessoas bebendo, conversando e até mesmo dançando! O primeiro bar que conhecemos era Mexicano, possuia várias opções de bebidas, que vai de shot ( 1 Euro ) até drinques ( 4,50 Euros). Variando muito o preço de bar em bar. As primeiras bebidas que experimentamos foram:  Cuba Libre, Mojito, Margarita e um suquinho de laranja (Sumol) para a Camila... rsrs! Como o Brasil é fortemente representado aqui em Lisboa, ele também não podia ser esquecido na vida noturna, as caipirinhas são muito conhecidas e apreciadas por aqui, praticamente em todos os bares pode-se encontrar várias opções dela, de sabores e tamanhos diferentes.
 Ao contrário dos dias ensolarados do fim do verão, as noites lisboetas são bem frias, por causa do vento forte e gelado que chega a arrepiar, então se for sair a noite por aqui, vá preparado! Leve blusa e vá sem salto!!  #Ficaadica
Cardápio do bar Mexicano, reparem nos nomes! Rs..
E se o frio apertar, tem esse barzinho que oferece cobertor...



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Arquitecturando com: CALATRAVA

Já que viemos a Cá, "estudar" arquitetura, vamos falar um pouco sobre os edifícios que estão por onde passamos, afinal também somos cultura!
Podemos dividir Lisboa em praticamente duas esferas, por um lado temos a Lisboa clássica, antiga com seus monumentos histórios, grandes largos e igrejas, e no outro a cidade contemporânea como por exemplo  a zona escolhida para abrigar a Expo 98, fazendo limite oriental da cidade com o rio Tejo.
Foram construidos vários pavilhões, entre eles a Estação do Oriente, um complexo de transportes projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava.

Ficha técnica do Arquiteto

Nome: Santiago Pevsner Calatrava Vall.
Profissão: Arquiteto e engenheiro.
Nacionalidade: Espanhol.
Característica:Inspirado em formas orgânicas como esqueletos. Baseia-se na natureza e suas formas.
Obra: Estação do Oriente.





4Raparigas e Calatrava



                                                                   Estação do Oriente


PS:Agora que compramos uma máquina boa, prometemos não postar mais fotos de celular...

PS2: Um abraço pra galera ai de O.V. City , é nóis!!!!


*Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Santiago_Calatrava

domingo, 18 de setembro de 2011

Paxtéix de Belém

Poix, cá viemox falar dos Pastéis de Belém.....
Os famosos pasteizinhos de nata (como é de costume chamar) surgiram no bairro de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos.
Em toda a cidade de Lisboa se vendem os pastéis, mas a receita original ainda permanece secretamente guardada nessa pastelaria em Belém.
Deliciosamente feitos com uma massa folheada e um creme de nata maravilhoso esse pastel faz valer a pena enfrentar a fila de turistas ocados e esgalamidos pra comprar nem que seja uma dúzia...
Caso queiram uma dica de onde saborear seus pastéis, nada como sentar à beira do rio Tejo, aos pés do Padrão dos descobrimentos...ouvindo uma linda canção tocada pelas flautas dos chilenos, que até aqui não dão folga.

sábado, 17 de setembro de 2011

A largada

No dia 12 de setembro, partimos do aeroporto de Brasília rumo a uma estadia de aventuras em Portugal. Depois de 8 horas de voo e após uma fila interminável e passar por uma série de questionamentos, só para ter certeza de que não "abriremos nenhum restaurante", nem faremos "bicos" rs, enfim conseguimos adentrar a terra dos padeiros Manuéis. 
Muito gentilmente fomos recebidas no aeroporto por nosso "pai Humberto e sua esposa Elizabeth, porque nossa "mãe Cristina estava curtindo um sol em terras espanholas.
Depois daquele banho, afinal 8hrs de voo são pesadas para qualquer uma, (menos pra Marília que antes de decolar já estava dormindo), já fomos correndo ao shopping começar as compras. Chegando lá nos deparamos com um restaurante brasileiro chamado Chimarrão. No supermercado tudo era como no Brasil, muitas marcas conhecidas, logo nos sentimos em casa. 
No almoço, começaram as descobertas, se alguém ai quer comer massa com presunto, peça massa com Fiambre. Não conseguimos ainda achar requeijão, se aqui tiver outro nome, alguém nos avise rs!, feijão só enlatado, creme de leite vira creme de nata e suco é sumo e o principal, aqui, nosso querido Choppinho torna-se um Imperial.


Até achamos um Guaraná Brasil!!! Caminhando por aqui, podemos ver que Brasil e Portugal ainda não cortaram seu cordão umbilical....


                                                                                                                      #CardinalPartiiiiiiiiiiiiiiiuuuu

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Quem Somoxxx

Calma, calmaaa pai!!! Não é nada disso que você está pensando! Aqui em Portugal Rapariga = moça, garota...rs.
Cá estamos nós, 4 "Raparigas" que vieram do Tocantins - BR estudar arquitetura em Portugal e estamos a compartilhar nossas experiências, sejam elas boas, ruins e engraçadas dividindo nosso Manual de sobrevivência  de como viver bem e curtir bastante a estadia nesse país tão maravilhoso.
Neste trajeto contaremos com muitos amigos que nos darão dicas  sobre o país, suas culturas, costumes e "ceninhas".


                                                                                                                                    #CardinalPartiu